=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
| SiSTSP – Banco de Plantas Notaveis
| Projeto Tudo Sobre Plantas
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
NOME CIENTIFICO: Costus spicatus
NOME(S) POPULAR(ES): Cana-do-Brejo, cana-de-macaco, Cana-do-mato, Cana-roxa, Jacuacanga, Paco-catinga, Paco-caatinga, Periná, Ubacaiá
FAMILIA (Cronquist): Zingiberaceae
FAMILIA (APG): Costaceae
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Na Amazônia, a cana-do-brejo é utilizada como é depurativa e diurética, auxiliando no tratamento de infecções urinárias e na eliminação de pedras nos rins.
Quando utilizada em através de infusão, tem propriedades diuréticas, febrífugas e emagrecedoras.
O rizoma da cana-do-brejo é diaforético, emoliente, tônico, diurético, emenagogo, antilítica e anti-sifilítica.
O suco das hastes é tônico, diaforético, emenagogo e depurativo.
As hastes também possuem ácido oxálico.
O rizoma tem um aroma parecido com a violeta e o suco desse rizoma é um pouco ácido e mucilaginoso, sendo aproveitado como refresco.[6]
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
ficha disponivel online em:
http://www.tudosobreplantas.com.br/asp/plantas/ficha.asp?id_planta=48
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Registro atualizado em: 02/03/2014 22:42:55, por Anderson Porto.
=-=-
Descubra mais sobre Portal Tudo Sobre Plantas
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Olá
Minha vó sempre me dava pra tomar o cha da folha da caninha do brejo,eu sempre tive problemas no rim e sempre tenho infecção na urina,e ate hoje tomo o chá com as folhas ,gostaria de saber se ta certo ,ou se é de outra parte da planta que se faz o chá, obrigada.
Bom dia
Tenho uma planta desta no quintal e ao replantá-la notei alguns rizomas parecidos com batata, grandes e lisos. A minha pergunta é se tem alguma toxicidade e como podem ser consumidos. Achei muito interessante a quantidade. Uma planta deu quase um quilograma de rizomas.
Agradeço a atenção
Carlos