FCA faz simpósio sobre Silício na Agricultura

A Faculdade de Ciências Agronômicas [FCA], de Botucatu, juntamente com a Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais [Fepaf] e Phytus Eventos, realizam o IV Simpósio Brasileiro sobre Silício na Agricultura. O evento acontece dias 19 e 20 de junho, no Auditório da FCA, na Fazenda Experimental Lageado.

O Simpósio vai reunir pesquisadores, profissionais, produtores rurais, estudantes de graduação e pós-graduação e empresários para discutir o uso do silício na agricultura.

Será a primeira edição do evento, realizada no Estado de São Paulo. São esperados cerca de trezentos participantes.

Estarão presentes palestrantes de renome, ligados a instituições como Embrapa, Universidade Federal de Goiás, Esalq/ USP, Universidade Federal de Viçosa, Ministério da Agricultura e Abastecimento e FCA/Unesp, além de pesquisadores internacionais, informou a assessoria de imprensa.

A conferência de abertura será “Diferenças no comportamento de plantas dicotiledôneas e monocotiledôneas em relação ao silício”, ministrada pelos professores Richard R. Belanger, do Canada Research Chair in Phytoprotection e Lawrence Datnoff, do Institute of Food and Agricultural Sciences, da Universidade da Florida.

Dentre os temas abordados nas palestras estão: interação do silício com as doenças; silício na formação de fitólitos; resistência a alumínio devido ao acúmulo de silício em plantas de cerrado; produção, comercialização de fertilizantes contendo silício e a questão da legislação; análise de silício em solo, plantas e fertilizantes; eficiência da aplicação superficial de silicatos na correção de acidez no sistema de plantio direto e aplicação de silício via fertirrigação.

Além das conferências, oitenta trabalhos científicos serão apresentados durante o Simpósio, fornecendo um panorama do que existe de mais atual nas pesquisas sobre o tema no país.

Fonte: [ Entrelinhas.com ]


Descubra mais sobre Portal Tudo Sobre Plantas

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Autor: Anderson Porto

Desenvolvedor do projeto Tudo Sobre Plantas

Descubra mais sobre Portal Tudo Sobre Plantas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo