As empresas Toyota Tsusho, Odebrechet e Queiroz Galvão assinaram nesta sexta-feira (20), na sede da Petrobras, documento de adesão ao Memorando de Entendimento firmado pela empresa no mês passado. O objetivo do documento é avaliar o potencial de produção de biocombustíveis bioetanol, biodiesel e bioeletricidade na região denominada Canal do Sertão Pernambucano, situada nos estados da Bahia e Pernambuco.
A adesão das empresas deve trazer benefícios do crescente mercado internacional dos biocombustíveis para a região do semi-árido brasileiro, com ganhos sociais, econômicos e ambientais.
O memorando foi assinado no dia 8 de junho de 2007, objetivando avaliar o potencial de produção de bioetanol, biodiesel e bioeletricidade, a partir da cana-de-açúcar e oleaginosas diversas, naquela área do nordeste.
O Canal do Sertão Pernambucano é uma região lque abrange 16 municípios do Estado de Pernambuco, entre os quais Petrolina, Ouricuri, Trindade, Araripina, além do Município de Casa Nova, no Estado da Bahia.
Os estudos contemplarão a produção de biocombustíveis, como o etanol a partir da cana-de-açúcar e o biodiesel a partir de pinhão manso, mamona e dendê, utilizando a irrigação como principal fonte de fornecimento de água para a garantia de produção dos biocombustíveis, evitando a sazonalidade climática que se tem em outras regiões do país.
Será avaliada, também, a melhor logística de escoamento da futura produção, para atender, de forma segura e competitiva, tanto o mercado japonês como os demais mercados potenciais em outras partes do mundo.
Fonte: [ DM Online ]
Descubra mais sobre Portal Tudo Sobre Plantas
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.